Dicas de beleza

Compartilhe
Ir em baixo
avatar
Administrador
Administrador
Mensagens : 70
Data de inscrição : 06/12/2011
Ver perfil do usuáriohttp://cafe.forumeiros.com

Software Rural na Gestão Agrícola para Aumento da produtividade.

em Dom Dez 11, 2011 5:46 am
O uso de programas para gestão agrícola no Brasil

O aumento do uso de softwares de gestão agrícola no agronegócio Brasileiro tornaram-se objeto de estudos para a Embrapa. A Embrapa Informática Agropecuária pesquisa o mercado de softwares e programas para agricultura no país desde de 2008 traçando perspectivas para o campo das ferramentas agrícolas. A organização contabilizou 437 softwares criados por 147 empresas do ramo no Brasil. Do total, 90% dos programas são voltados para a administração rural e gerenciamento de sistemas agrícolas.

O aumento da oferta de softwares para agricultura não implica necessariamente em melhorias na qualidade de criação dos programas agrícolas. Ainda hà grandes dificuldades, mesmo com o surgimento de novas tecnologias. É importante que as empresas do ramo entendam do trabalho no campo e conheçam a realidade do produtor rural para que os softwares para agricultura criados sejam mais coerentes com a realidade do homem do campo.

A próxima tarefa agora é estudar a procura pelo software rural. Desta forma será possível alinhar as modernas ferramentas agrícolas que existem hoje no mercado com as necessidades do trabalho no campo. Com melhores ferramentas o produtor pode trabalhar melhor através de melhorias na administração rural.




Softwares para agricultura e aumento da produtividade na lavoura

A tecnologia e a era da informação chegaram à lavoura junto à grandes melhorias no modo de produção. Atualmente, além de maquinário e ferramentas para a agricultura de útlima geração, o uso da informática no campo tem crescido e se tornado uma importante ferramenta de gestão para o empresário e pequeno produtor rural. Novas empresas surgem todo o tempo, especializadas na criação e desenvolvimento de programas para agricultura que tragam aumento da produtividade e praticidade da produção rural. A utilização de um software rural que torne possível o controle do que se passa na plantação à quilômetros de distância é agora o aliado mais moderno do homem do campo.



O uso do software rural na lavoura de café

Por meio de informações simples como qualidade, peso e outros detalhes da produção, consegue-se realizar a projeção e avaliaçãao exata da produtividade de certa área de plantio de café. Existem programas com ferramentas que calculam a produção de sacas beneficiadas e a receita total de vendas, possibilitando melhorias no gerenciamento rural da propriedade e facilidade na tomada de decisão.

Os softwares rurais para administração da produção de café permitem também realizar o cálculo de criação de lavoura no computador, simular as os gastos e os lucros do plantio de café desde a semadura à primeira colheita. Basta incluir as informações à base de dados do software agrícola para adquirir também dados periódicos da produção. Através do uso de softwares ferenciais para a agricultura é possível ainda simular a situação da lavoura até o momento da colheita e obter uma projeção dos lucros com a venda das sacas.

O produtor rural também pode fazer o acompanhamento anual das receitas e despesas de sua propriedade, o que permite que ele tenha maior controle sobre as estratégias tomadas a cada período, como capinas, adubações, aplicação de defensivos agrícolas, métodos de irrigação e corretivos, entre outros. Administrar a propriedade à distância é a última moda entre os softwares rurais, os softwares agrícolas ainda permitem que o produtor possa acompanhar plantio e a produtividade do café sem ter que sair de casa. Assim, a gestão agrícola de todo o processo pode ser feita diretamente no programa a partir do controle de dados no sistema e do ançamento das despesas e receitas da produção de café.

Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum