Dicas de beleza

Compartilhe
Ir em baixo
avatar
Administrador
Administrador
Mensagens : 70
Data de inscrição : 06/12/2011
Ver perfil do usuáriohttp://cafe.forumeiros.com

Como preparar um bom Café ?

em Sab Fev 23, 2013 6:40 am
PREPARO

Há várias formas de preparar o café:

Cafeteira italiana

Talvez uma das razões da disseminação mundial do hábito de beber café seja o fato da bebida poder ser preparada de diversas maneiras, conseguindo satisfazer os mais variados paladares. Não há um método melhor que outro. A maneira mais adequada de preparar o café é a que melhor se ajusta às preferências do consumidor e ao tempo disponível para o preparo.

Café Turco

O café turco – ou árabe – provavelmente é feito do mesmo jeito que os primeiros bebedores de café adotavam. O café moído, o açúcar e a água são colocados, nesta ordem, num pequeno recipiente de latão ou cobre, que tem um cabo comprido e chama-se ibrik. Em seguida, o ibrik é levado ao fogo e o café é fervido. Este é o único método que insiste em quebrar a regra de “nunca ferver o café”, mas, como este é fervido com açúcar, o amargo da fervura nunca afeta o gosto.

Cafeteira de Êmbolo

Também conhecida por Prensa Francesa, cafetière ou Meloir, essa técnica extrai todo o sabor do café moído, enquanto as outras tendem a reduzi-lo. O sistema é bem simples: aquece-se a cafeteira e depois coloca-se o café moído grosso no seu interior; acrescenta-se água quente, mexendo, e deixa-se descansar durante uns 5 minutos. Em seguida o êmbolo é empurrado para baixo e separa as borras do líquido, que é servido diretamente da cafeteira.

Cafeteiras de Filtro

Atualmente, a preparação de café por meio de filtro é a mais popular do Ocidente, tendo sido inventado pelo francês M. de Belloy. O café de filtro é claro e límpido e seu preparo não precisa ser cronometrado, já que fica por conta da gravidade. A invenção da máquina elétrica, há cerca de 40 anos, ainda permitiu que os adeptos do filtro não tivessem que ficar vigiando-o.

Balão de Café

A cafeteira de vácuo, inventada em 1840 pelo engenheiro escocês Robert Napier, é hoje em dia mais conhecida por balão de café. Consiste num balão de vidro que se enche, até o meio, de água. O café é colocado num balão superior. O conjunto fica sobre de uma lamparina com álcool, e quando a água está prestes a ferver, retira-se a lamparina. O café começa a entrar no balão inferior, através de um sifão existente entre os dois, e mistura-se com a água.

Café Expresso

A mais simples definição do expresso é “água quente forçada a atravessar café bem torrado e moído fino”. A idéia de usar vapor para impulsionar a água veio do francês Louis Bernard Rabaut, no início da década de 1820, e a máquina de café expresso passou por inúmeros aperfeiçoamentos desde então. Para um café expresso ser considerado ideal ele deve ter:

• Creme marrom claro de 3 ou 4mm de espessura que não se desfaz;

• Aroma forte e característico;

• Sabor “doce” e duradouro;

• Água a 90ºC e tempo de extração entre 25 e 30 segundos.
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum