Dicas de beleza

Compartilhe
Ir em baixo
avatar
Administrador
Administrador
Mensagens : 70
Data de inscrição : 06/12/2011
Ver perfil do usuáriohttp://cafe.forumeiros.com

Como colher Café ?

em Sab Fev 23, 2013 7:03 am
É muito importante que o cafeicultor produza café de boa qualidade, porque, ao final da produção, ele irá perceber que o lucro é maior.

A cafeicultura brasileira é uma atividade agrícola historicamente reconhecida por contribuir com o desenvolvimento econômico e social do nosso país. Ela tem cunho social, porque, mesmo com a introdução de tecnologias avançadas na agricultura, o cultivo do café tem características particulares que o tornam altamente dependente do trabalho braçal, atribuindo-lhe a importante função de ser geradora de empregos diretos, no setor rural, e indiretos, no setor urbano, nas fases de beneficiamento e comercialização. No setor econômico, o agronegócio do café destaca-se por ser o responsável por uma boa parcela do nosso produto interno bruto.

Há a necessidade de tecnificar a produção como um todo, em especial as etapas realizadas entre a colheita e a comercialização, na busca pela obtenção de um produto de melhor qualidade. Nesse sentido, é preciso ficar claro que as maiores perdas da qualidade do produto são decorrentes da forma como a colheita, a secagem e o beneficiamento são conduzidos. Ainda hoje, faltam muitas informações, principalmente para o pequeno produtor, sobre como proceder para minimizar as perdas de qualidade que ocorrem no produto.

Vale lembrar que não é possível melhorar a qualidade de um café; mas apenas adotar técnicas para minimizar as perdas, ou, no máximo, manter a qualidade do produto. O sucesso ocorre em função de vários fatores: redução nos custos de produção, aumento na produtividade e, principalmente, a busca constante por melhor qualidade, que é a garantia da conquista de novos mercados consumidores.

Além disso, a qualidade é o fator determinante no preço de venda do produto. Portanto, pouco a pouco, as portas do mercado para cafés de baixa qualidade vão se fechando. Por isso, o produtor brasileiro que pretende ter na cafeicultura o seu principal objetivo deverá se especializar e adotar tecnologia moderna para a produção de cafés de qualidade superior.

Pelo Curso “Colheita, Preparo e Armazenagem de Café” elaborado pelo CPT- Centro de Produções Técnicas, são abordados, em detalhes, as principais informações referentes à colheita, ao preparo e ao armazenamento do café, para obtenção de um produto de qualidade.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Ao contrário do que muitos podem pensar, a obtenção de café de boa qualidade não está necessariamente associada a grandes produtores e, tampouco, o café de qualidade inferior a pequenos cafeicultores. Assim, ele pode ser grande e produzir café de péssima qualidade, ou ser pequeno e produzir café de excelente qualidade.


Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum