Dicas de beleza

Compartilhe
Ir em baixo
avatar
Administrador
Administrador
Mensagens : 70
Data de inscrição : 06/12/2011
Ver perfil do usuáriohttp://cafe.forumeiros.com

Historia do Café !

em Sab Fev 23, 2013 11:20 am
O cultivo do café começou na Absínia, atual Etiópia, onde os etíopes costumavam provar os frutos doces da planta silvestre que estavam espalhadas nos jardins.

Os árabes foram os primeiros a fazer uso comercial do café e a difundir seu consumo.
Todos os relatos constam que o café teve inicio em 575 dC, mas que sua difusão pela Europa ocorreu em 1615 através dos venezianos.

Apenas os árabes eram responsáveis pelo comércio do café e para isso as sementes eram fervidas para perderem o poder germinativo, ficando assim a impossibilidade de expansão, entretanto, algumas sementes foram contrabandeadas de Meca para a Chikmagalur, na Índia.

Além disso, os holandeses foram os primeiros a conseguirem mudas de café e as plantaram no jardim botânico de Amsterdã. Destas plantas, começaram todo o cultivo do café pelo mundo, já que os holandeses começaram a plantar em Java .
Esta experiência deu tão certo que resolveram trazer para as outras colônias.

Mas, antes disso, o burgomestre da cidade de Amsterdã, ofereceu uma muda ao Rei da França Luis XIV, que foi plantada no jardim botânico em Paris. Em 1721 o capitão Gabriel De Clieu conseguiu transportar a muda para a ilha de Martinica.
Daí em diante o café foi difundido para Índias ocidentais e América Latina.

Em 1727, Francisco de Melo Palheta foi à guiana Francesa e ganhou da esposa do governador um maço de flores que escondia uma muda de café. Deste presente surgiu o império cafeeiro no Brasil.

Neste momento reescrevemos a história do Brasil.

No primeiro momento o café foi plantado no Pará e Maranhão, chegando ao Rio de Janeiro em 1760, aproximadamente.
No século XIX foi a grande expansão da cafeicultura no Brasil, resultando nos Barões do Café e toda a locomotiva econômica do país.

A partir do século XX a cafeicultura começou a sofrer o impacto da crise , tanto pela superprodução quanto pela queda dos preços, assim como o grande impacto da quebra da Bolsa de Nova York. Apenas na metade do século é que o café começou a retomar sua posição no mercado.

Esse século também traz o desenvolvimento de equipamentos para o preparo de café, filtros, cafeteiras elétricas e principalmente a máquina de expresso, que surge aproximadamente em meados de 1950. Devido à tecnologia das máquinas de café, surgem novas formas de consumo da bebida, como os cappuccinos, e novas profissões, como os baristas.

Atualmente o Brasil é o maior produtor de grãos no mundo e é o segundo maior consumidor da bebida.
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum