Dicas de beleza

Compartilhe
Ir em baixo
avatar
Administrador
Administrador
Mensagens : 70
Data de inscrição : 06/12/2011
Ver perfil do usuáriohttp://cafe.forumeiros.com

Florada pode definir sucesso da produção ?

em Sab Fev 23, 2013 2:43 pm
Um dos períodos que pode garantir a boa produtividade do café é a fase de florada, período importante que define a boa qualidade dos grãos e o sucesso da produção. Por isso, a proteção da florada é uma das principais medidas para aumentar a qualidade e produtividade do café. Segundo José Frugis, gerente de cultura do café da Bayer CropScience, durante a florada, existe um complexo de doenças que afetam principalmente as rosetas florais, causando podridões. As principais doenças são a mancha de phoma, antracnose e a ferrugem remanescente.


— Todo esse complexo de doenças inviabiliza o crescimento da florada, que proporciona o fruto do café. Quando se tem um clima propício para o aparecimento desse complexo de doenças, ocorre uma inviabilização da flor e do futuro grão do café. Isso causa a diminuição da produtividade — afirma o gerente.

De acordo com ele, a florada acontece normalmente em períodos chuvosos. No entanto, além do clima, o estado nutricional da lavoura e a condução feita pelo produtor também podem influenciar a incidência de doenças.

— Para prevenir o surgimento desses problemas, é importante que o produtor mantenha o estado nutricional da lavoura de acordo com recomendação por análise prévia de solo — diz Frugis.

Como uma das formas de combate às principais doenças do cafeeiro, o entrevistado cita o Programa Muito Mais Florada, criado pela Bayer CropScience e composto por dois produtos: o Rovral e o Folicur, um de contato e um sistêmico.

— O primeiro serve para aplicação no período pré-florada. O segundo para aplicação no período pós-florada. O intervalo entre a primeira e a segunda aplicação é de 25 dias e exige o acompanhamento de um técnico — orienta.

O gerente conta que os produtos são ideais para o manejo de resistência. Além disso, garante que o programa oferece aumento de produtividade. Segundo ele, as áreas que já adotaram o programa por um período de dois anos, pelo menos, contam com um aumento de produtividade entre 5% e 10%.

— Já em relação ao custo, os produtos do Muito Mais Florada são equivalentes aos demais produtos do mercado — diz.






Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum