café - A Broca do Café, uma das Principais Doenças do Cafeeiro
Dicas de beleza
Dicas de beleza
Últimos assuntos
Café Delicioso Seg Out 12, 2020 2:33 pmDr Café
Curiosidades sobre o Café Seg Out 12, 2020 2:10 pmDr Café
Mudas de café - Brasil Seg Out 12, 2020 2:06 pmDr Café
Como preserver o Meio Ambiente ? Ter Out 02, 2018 8:14 amDr Café
O que é Café Gourmet ?Ter Out 02, 2018 8:11 amDr Café

Ir para baixo
Dr Café
Dr Café
Administrador
Administrador
Mensagens : 74
Data de inscrição : 06/12/2011
https://cafe.forumeiros.com

café - A Broca do Café, uma das Principais Doenças do Cafeeiro Empty A Broca do Café, uma das Principais Doenças do Cafeeiro

Sáb Dez 10, 2011 1:53 pm
Origem da Broca do Café

Originada na África, donde os primeiros registros registros da praga do café surgiram no Congo, por volta do ano de 1901, a broca do café (Hypothenemus hampei) apareceu em de São Paulo em meados do ano de 1913, provavalmente por meio de sementes trazidas da Ilha de Java, na Indonésia, e do continente Africano. Apesar disso somente a partir de 1924 os prejuízoes gerados por esta doença do café foram sentidos na produçãod e café do Brasil, sendo notada então a sua intensidade e seu perigo. Do estado de São Paulo, a broca do café disseminou-se por toda a lavoura cafeeira do Brasil.

Forma de atuação da Broca como Praga do Café

O cafeeiro é atacado pela broca em várias fases da produção: frutos verdes, maduros ou secos. Os grãos chumbinhos também podem ser atacados, mas em pequena quantidade pois não são os preferidos. Esta praga do café cria uma galeria no fruto, mantendo a parte posterior do seu corpo para fora do pé de café. Ocorre então a queda de grãos, portanto os indivídos não depositam ovos por preferirem os frutos mais aquosos. O ataque é maior nas etapas de granação e maturação.

https://youtu.be/mJ6Jl31ozSo

Prejuízos causados pela Broca do Café à Produção de Café

Após a fêmea da broca do café penetrar o grão , e criar as pequenas galerias e suas respectivas câmaras de ovoposição, surgem então as larvas da praga do café que darão início à destruição total ou parcial de sementes do pé de café. As infestações da praga provocam a queda da quantidade de frutos perfeitos e crescimento do número de frutos quebrados e perfurados, causando como consequência um considerável declínio do peso, além de conferir aspecto e sabor ruim. Habitualmente uma saca de café côco com 85% de ataque pela broca, apresenta queda após o processamento de mais ou menos 20% do peso. Evidentemente, infestações menores acarretam menores perdas de peso.

A queda na qualidade dos grãos de café também é afetada por esta doença do cafeeiro. Durante o desenvolvimento dos frutos da planta percebeu-se que a broca do café causou prejuízo à produção de café de 46% dos frutos em uma lavoura com 61% de ataque pela praga ao fim da safra. A proporção de queda entre grãos broqueados e grãos sadios foi de 4,6 pra 1 para aquela infestação, podendo ser notada uma proporção de 3 por 1 entre as sementes broqueadas que caíram da planta e grãos broqueados que permaneceram no pé.

A redução da qualidade dos grãos de café gera um sério prejuízo pois a cada 5 (cinco) sementes perfuradas atribui-se uma falha. Lotes inteiros de café podem mudar de tipo 2 ou 3 para o tipo 7 ou 8, em consequência exclusivamente da atuação da praga. Como podemos ver, além da redução da quantidade de frutos gerada pela retração do peso e diminuição de frutos, ocorre também a baixa no preço da saca devido à queda da qualidade naprodução do café.

Ciclo de Vida da Broca do Café como doença do cafeeiro

Um macho fecunda aproximadamente 10 fêmeas dentro do grão de café. A razão sexual dentre os indivídos é de 1 macho para 9,75 fêmeas.
A fêmea fertilizada causa perfurações no fruto na região da coroa ou cicatriz floral gerando uma galeria através da polpa, chegando à parte interna de uma das sementes. A galeria então é transformada em uma pequena câmara onde é feita a ovoposição. A fertilidade média das fêmeas da broca do café chega a 74 ovos (31 a 119 ovos) e a expectativaa de vida média é de 156 dias (81 a 282 dias).
A fêmea bota 2 ovos por dia e o número de ovos por câmara dificilmente ultrapassa os 20.
O período médio de incubação ovos é de 7,6 dias (4 a 16 dias).
O período larval da praga do café dura de 13,8 dias em média (9 a 20 dias) e o período pupal de 6,3 dias aproximadamente (4 a 10 dias). O número de gerações da Broca, nas condições climáticas brasileiras, pode chegar a 7 por ano, sendo a maioria, 4 a 5 delas, no período de novembro-dezembro a julho-agosto.
O ciclo evolutivo médio da praga é de 27,7 dias (17 a 46 dias).
Como Perceber a Broca do Café

Na forma adulta a broca do café é um besouro de pequeno porte, brilhante e de coloração escura. Possui corpo cilíndrico, recurvado para a região posterior, recobrindo a cabeça, grosso e com o primeiro filamento do tórax bem desenvolvido.


café - A Broca do Café, uma das Principais Doenças do Cafeeiro Broca-do-cafe-praga-cafezal

O tronco da praga broca do cafeeiro possui revestimento de cerdas e escamas e os élitros sulcados longitudinalmente. O macho é ligeiramente menor, tem as asas rudimentares, não voa e vive no fruto onde se origina. A fêmea da broca do cafeeiro possui cerca de 1,65 mm de comprimento por 0,73 mm de largura.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos