Alerta para impactos das condições climáticas na próxima safra cafeeira
Dicas de beleza
Dicas de beleza
Últimos assuntos
Café Delicioso Seg Out 12, 2020 2:33 pmDr Café
Curiosidades sobre o Café Seg Out 12, 2020 2:10 pmDr Café
Mudas de café - Brasil Seg Out 12, 2020 2:06 pmDr Café
Como preserver o Meio Ambiente ? Ter Out 02, 2018 8:14 amDr Café
O que é Café Gourmet ?Ter Out 02, 2018 8:11 amDr Café

Ir para baixo
Dr Café
Dr Café
Administrador
Administrador
Mensagens : 74
Data de inscrição : 06/12/2011
https://cafe.forumeiros.com

Alerta para impactos das condições climáticas na próxima safra cafeeira Empty Alerta para impactos das condições climáticas na próxima safra cafeeira

Seg Out 12, 2020 2:01 pm
Alerta para impactos das condições climáticas na próxima safra cafeeira Branca10


Como consequência desse incremento na produtividade, algumas lavouras apresentaram grande depauperamento. Em relação as condições climáticas, o ano de 2020 começou com chuvas regulares até o mês de março, sendo que após esse período foram registrados baixos e irregulares índices pluviométricos, muito inferiores a média histórica e o mês de setembro apresentou ainda, altas temperaturas. Temperaturas acima de 33°C, prejudicam a fotossíntese do cafeeiro, com isso a planta perde energia por meio da respiração, podendo ocorrer a queda de frutos e folhas.


Essas condições climáticas podem comprometer a produtividade da safra seguinte devido ao baixo pegamento da florada que ocorreu em meio a um período muito seco; a alta mortalidade de raízes principalmente em lavouras mais novas e que apresentavam bom potencial para o próximo ano e terão suas produtividades comprometidas; o ataque de pragas, como o bicho-mineiro e ainda áreas que teriam produtividades médias de 20 a 25 sacas por ha, porém devido às condições climáticas, tiveram suas produtividades comprometidas levando os produtores a optarem pelo esqueletamento.


Como consequência, o departamento técnico da COCATREL reforça que impactos negativos devido as condições climáticas poderão comprometer a próxima safra, sendo que as lavouras podem apresentar danos de maior ou menor intensidade, de acordo com alguns fatores, como: presença de matéria orgânica e cobertura do solo, tipo de solo, manejo nutricional do cafeeiro, idade da lavoura, ocorrência de pragas como bicho-mineiro, entre outros.




Neste contexto, verificamos que a safra 2021 que será de bienalidade baixa, poderá ainda sofrer as consequências desses fatores climáticos acima relacionados e a safra 2022 poderá sofrer reduções de produção devido ao menor crescimento vegetativo. Essas consequências serão de maior ou menor magnitude de acordo com o dia de retorno e regularidade das chuvas, por isso a importância dos próximos dias para o desenho das próximas safras de café na região Sul de Minas Gerais.


Fórum Café 
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos