Dicas de beleza

Compartilhe
Ir em baixo
avatar
Administrador
Administrador
Mensagens : 70
Data de inscrição : 06/12/2011
Ver perfil do usuáriohttp://cafe.forumeiros.com

Como produzir café orgânico

em Sab Fev 23, 2013 8:30 pm



De uma maneira bem simplificada pode-se dizer que para produzir alimentos orgânicos, além de não poder aplicar agrotóxicos, o agricultor não pode usar adubos químicos solúveis que provoquem desequilíbrio nas plantas. Deve-se adotar práticas ecológicas de cultivo, como a adubação verde, rotação de culturas e a proteção de mananciais.

O mercado para o café orgânico, especificamente, tem crescido sensivelmente, principalmente no exterior, oferecendo boa demanda pelo produto e preços mais altos que os preços pagos pelo produto convencional. Além disso, o cultivo de café orgânico livra quem trabalha na lavoura do contato com produtos tóxicos e reduz os custos resultantes da compra dos mesmos.

Nos últimos anos, houve um crescimento acelerado no número de consumidores de alimentos orgânicos. Quando está se comprando um produto orgânico, além de utilizar na alimentação um produto de qualidade, sem resíduos de agrotóxicos, a sua produção não determinou agressões ao meio ambiente.

O curso “Produção de Café Orgânico”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, apresenta os conceitos da agricultura orgânica, e como aplicá-los no cultivo do café, por meio de exemplos gravados em duas fazendas no sul do estado de Minas Gerais. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do professor Ivan Franco Caixeta, especialista em cafeicultura da Escola Superior de Machado – MG.





Abraços
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum