Dicas de beleza

Compartilhe
Ir em baixo
avatar
Administrador
Administrador
Mensagens : 70
Data de inscrição : 06/12/2011
Ver perfil do usuáriohttp://cafe.forumeiros.com

Quais especies de Café no Brasil ?

em Sab Fev 23, 2013 11:21 am
O café é proveniente da família da Rubiáceae: esta família reúne mais de 630 gêneros e 10.200 espécies de árvores, arbustos e algumas ervas. Geralmente crescem em regiões tropicais e subtropicais.
Dentre as espécies que são comercializadas no mundo destacam-se a Coffea Arábica (arábica) e a Coffea Canephora (robusta ou conilon).,.

O Coffea Arábica é um café que tem intensidade de aromas e sabores, onde as características sensoriais são perceptíveis tais como: corpo, acidez e doçura. O cultivo ocorre acima de 800 m e os cafés plantados em altitudes elevadas possuem sabores diferenciados.
O Coffea Canephora é um café que pode ser cultivado abaixo de 800 m, de trato mais rude. Suas características sensórias são diferentes, por não ter acidez e apresentarem um certo amargor. É utilizado para blends de cafés tradicionais e cafés solúveis.

• Variedades
A escolha da variedade a ser plantada dependerá de vários fatores, tais como: ambiente, resistência a pragas, produtividade, tamanho do grão e sabores (características organolépticas).

A primeira variedade que foi exportada e cultivada na Ásia e América Latina foi Typica , a segunda foi a Bourbon proveniente da Ilha de Reunião e a terceira foi a Mokka proveniente do Iêmen.

O primeiro híbrido (cruzamento genético) foi realizado no Brasil numa cidade chamada Mundo Novo (que deu o nome à variedade), hoje conhecida como Urupês (cidade do interior de São Paulo ), que foi originária do cruzamento do Typica com Bourbon vermelho. Este cultivar é conhecido até hoje com o nome da cidade: Mundo Novo.

Da mutação do Bourbon obteve-se o Caturra, que tem uma maior produtividade.

Do cruzamento entre mundo novo e o Caturra, surgiu o Catuaí, que em guarani significa muito bom.

De um híbrido de arábica com robusta, que foi cruzado em seguida com mundo novo e depois com o Catuai surgiu o Icatu, que é uma variedade resistente à ferrugem e ao frio.

Do cruzamento do Icatu com o Catuai, produziu-se o Catucai, que é bem resistente às pragas e de alta produtividade.
Do cruzamento entre o Sumatra e o Bourbon vermelho, surgiu o Acaiá.

Alguns especialistas consideram o Bourbon com um sabor diferenciado, mais frutado e adocicado, com grande complexidade. Esta variedade é mais sensível ao ambiente e as pragas.
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum